Será que os scripts de atendimento no WhatsApp, deixando o padronizado e fazendo o seguir um “roteiro”, vale realmente a pena? Essa é uma das grandes dúvidas para a maioria das empresas.
Conforme o fluxo de mensagens vai crescendo, é comum que se torne necessário montar um padrão de atendimento, a fim de que todos os colaboradores saibam como agir em determinadas situações ou até mesmo em algumas solicitações que são consideradas comuns pelos clientes.
Nesse conteúdo falaremos mais a fundo sobre os scripts de atendimento no WhatsApp e se ainda é o mais interessante.
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O que são scripts de atendimento no WhatsApp?
No contexto empresarial e de atendimento, os scripts são basicamente roteiros de atendimento ao cliente, mostrando principalmente como os colaboradores devem interagir com os clientes durante a interação.
Nesse caso, o atendimento ao cliente se torna padronizado para algumas situações, sabendo como orientar os clientes em determinadas perguntas, como lidar com reclamações e outros.
Ou seja, é uma forma de garantir que as mensagens se mantenham constantes e que os agentes consigam acelerar o atendimento, especialmente por não precisar pensar em qual mensagem responder.
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Scripts de atendimento no WhatsApp: vale a pena?
Assim como toda padronagem de atendimento, os scripts de atendimento no WhatsApp possuem as suas vantagens e desvantagens.
Desse modo, para entender se ele realmente é eficiente, você precisa ter noção desses prós e contras, para assim poder analisar dentro do seu negócio.
Vantagens
- Melhorias na Experiência do Cliente – atendimento mais rápido e direto, tornando a experiência do cliente mais agradável na maioria das situações;
- Atendimento mais rápido – Velocidade de atendimento e respostas mais rápidas;
- Redução de erros – Padronização dos scripts ajuda a reduzir erros nas respostas aos clientes, garantindo maior precisão;
- Treinamento Simplificado – Treinamento mais rápido e simplificado especialmente para novos funcionários que atuarão no atendimento;
- Conformidade Regulatória – Ajuda os atendentes a seguir o mais próximo com as diretrizes e regulação da empresa.
Desvantagens
- Falta de personalização – Os clientes não irão experimentar um atendimento único e individual, o que pode comprometer a sua experiência;
- Incapacidade de lidar com situações complexas – Um script de atendimento o torna mais limitado, especialmente para lidar com situações mais complexas;
- Maior resistência do cliente – Boa parte dos clientes podem demonstrar uma resistência maior, especialmente porque não houve uma sensibilidade ou até mesmo um foco mais preciso na real necessidade.
Bots e assistentes virtuais para WhatsApp
Se você quer aproveitar os benefícios dos scripts de atendimento no WhatsApp, mas quer fugir de algumas desvantagens, saiba que os bots e assistentes virtuais para WhatsApp se tornam opções bem mais interessantes.
Isso porque, os chatbots conseguem ter um potencial muito maior de personalização, onde junto a um sistema de WhatsApp, conseguem oferecer um atendimento bastante preciso.
Assim, é uma forma eficiente de aproveitar o desenvolvimento da inteligência artificial para sua empresa, tornando o seu atendimento tecnológico.
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