Você conhece os templates de mensagem na API Meta? Os templates são modelos de mensagens que podem ser utilizados por empresas para comunicação em locais como o WhatsApp API Oficial.
Esses modelos são mensagens já definidas e aprovadas pela Meta como uma forma de comunicação entre empresas e clientes.
Elas são muito utilizadas para iniciar uma diálogo, realizar um lembrete, informações para envio e muito mais.
Veja também: WhatsApp Business comum x WhatsApp Business API Meta: qual o melhor?
Entendendo o que são os templates de mensagem na API Meta
Os templates de mensagem na API Meta, vem sendo cada vez mais utilizados para facilitar a comunicação.
Eles são modelos de mensagens utilizados para comunicação através do Whatsapp API Oficial.
Os templates de mensagem devem ser pré-aprovados para ter certeza que estão de acordo com as políticas da Meta.
Porém, os templates de mensagem na API Meta têm uma forma certa de funcionamento e podem até mesmo ter algum custo.
É interessante verificar os valores com a empresa Meta para entender melhor sobre essa área.
Portanto, os templates tem sua maneira certa de se utilizar, não é necessária a criação de um template para cada cliente que você for se comunicar.
Você poderá realizar uma personalização do seu template de mensagem para que ele fique bem mais interativo com seu cliente.
Agora que você já sabe o que são os templates de mensagem na API, vamos te ensinar como criar o seu.
Como criar o seu template de mensagem na API Meta?
Para criar templates de mensagem na API Meta, é importante que você sempre opte por ser claro e que sua mensagem seja fácil de ser compreendida por todos.
Quando uma empresa deseja se comunicar com seus clientes, deve-se ter em mente a importância de que todos eles possam compreender a mensagem.
Por isso, antes de criar o template, pense no tipo de mensagem que deve ser passada para eles.
Seja claro, objetivo, educado e opte por uma mensagem que vá mais direto ao ponto, sem enrolação.
Também é importante criar uma conexão com seu cliente para que ele seja claro em suas dúvidas com a empresa.
Veja um exemplo de template de mensagem na API Meta:
“Oi, como vai? Somos da empresa (insira o nome da empresa), como podemos te ajudar com o seu problema?”
O template de mensagem também pode ser utilizado como forma de lembrete de reuniões e encontros. Confira o exemplo:
“Bom dia! Passando para confirmar nosso encontro quinta-feira às 8h. Qualquer dúvida entre em contato conosco.”
Esses são exemplos bem básicos de como ser cordial e direto nas suas mensagens prontas para que seus clientes possam te compreender facilmente.
Portanto, para criar seu template, você deverá levar em consideração a mensagem que deseja passar para os seus clientes.
As mensagens levam um tempo para serem aprovadas, por isso, é interessante que você siga as políticas do aplicativo que esteja usando para que não ocorra reprovação do seu template.
Modelos de template: Marketing/Utilidade/Autenticação
Os modelos de template a serem utilizados devem sempre facilitar a comunicação da empresa com seus clientes.
É isso que você deverá priorizar, um diálogo claro e simples para que todos possam compreender facilmente.
Tudo isso serve para que você permita que o seu cliente tenha uma melhor experiência no atendimento.
Os valores de cada template de mensagem varia de acordo com a categoria de mensagem escolhida pelas empresas.
As categorias são divididas em Marketing, Autenticação, Utilitários e Serviço e você será cobrado a partir da sua escolha de categoria.
Portanto, as empresas são cobradas por conversas que duram 24h e cada categoria conta com uma taxa.
Como exemplo: Se o seu serviço é de Marketing a taxa a ser cobrada pelas 24 horas de conversa com o cliente seria de $ 0.0625, em dólar.
Já a taxa para autenticação seria de $ 0.0315, ou seja cada modelo de template escolhido, dependendo do serviço de sua preferência , terá uma taxa em específico.
Use a API Oficial na Integgri
Se restaram dúvidas sobre a criação dos templates de mensagem na API Meta entre em contato com a nossa equipe.
Aqui na Integgri podemos te ajudar a tirar suas dúvidas e você ainda pode usar a API Oficial conosco.
Trabalhamos com a API Oficial Meta e estamos à disposição para te ajudar na criação do seu template de mensagem.
Veja também: API Oficial x Convencional: qual vale mais a pena?