A taxa de rotatividade de clientes é um parâmetro de imensa importância para o seu negócio, principalmente para analisar como está o andamento e a saída dos seus produtos/serviços.
Isso porque, uma empresa que almeja o sucesso precisa sempre estar buscando por estratégias que diminuam a taxa de rejeição dos seus produtos e aumente a aceitação, procura e compra do serviço ou produto oferecido.
No entanto, você sabe como que calcula essa taxa? Ou, até mesmo o que ela significa nas suas estratégias?
Veja a seguir como mensurar a taxa de rotatividade de clientes e tenha informações mais precisas sobre o seu negócio.
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O que é a taxa de rotatividade de clientes?
A taxa de rotatividade de clientes é um valor, geralmente dado em porcentagem, que representa a quantidade de clientes que pararam de comprar seus produtos ou sérvios durante um período.
Assim, a partir dela, você consegue ter noção da quantidade de pessoas que provavelmente não vão fazer outra compra ou contratar os seus serviços novamente.
Quanto maior a taxa de rotatividade de clientes na sua empresa, maior pode ser um sinal de insatisfação naquilo que está sendo oferecido.
Ou seja, em algum momento durante a sua negociação, execução ou até mesmo pós-venda, você foi insuficiente e os clientes não voltarão a lhe procurar.
Ao notar uma alta taxa de rotatividade de clientes, isso pode mostrar a necessidade de fazer alterações que visem melhorar a retenção de clientes.
Como calcular a taxa de rotatividade de clientes?
O cálculo dessa taxa é relativamente simples, e você mesmo pode fazer sem dificuldade.
Para calcular a taxa, você precisará pegar o número de clientes que você perdeu durante um período, dividindo esse valor pela quantidade de clientes que tinha no período desse mesmo tempo.
Como você pode ver, o ideal para ter um resultado mais preciso é pegar períodos do ano, como de janeiro – julho, julho – dezembro e outros.
Quanto menor sua taxa de rotatividade, melhor está sendo a sua retenção de clientes no período.
Por fim, a partir dos valores, você consegue estudar e ver quais estratégias estão sendo ou não eficientes.
Como o atendimento pode influenciar nessa taxa?
Na maioria dos casos, não o produto ou serviço oferecido a determinado cliente que aumenta a taxa de rotatividade, e sim, o atendimento e suporte a ele oferecido.
Isso porque, devido ao alto fluxo de mensagens ou até mesmo a necessidade de diversos departamentos, o atendimento pode acabar ficando comprometido, e assim comprometendo a boa experiência do cliente.
Dessa forma, além de oferecer um produto ou serviço de qualidade, é essencial oferecer um bom, rápido e profissional atendimento, tanto durante quanto depois.
E, se você está querendo aumentar a taxa de rotatividade de clientes na sua empresa e o atendimento vem sendo um desses problemas, nós da Integgri podemos te ajudar.
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