logo

Como mensurar a taxa de rotatividade de clientes?

teste grátis integgri

A taxa de rotatividade de clientes é um parâmetro de imensa importância para o seu negócio, principalmente para analisar como está o andamento e a saída dos seus produtos/serviços.

Isso porque, uma empresa que almeja o sucesso precisa sempre estar buscando por estratégias que diminuam a taxa de rejeição dos seus produtos e aumente a aceitação, procura e compra do serviço ou produto oferecido.

No entanto, você sabe como que calcula essa taxa? Ou, até mesmo o que ela significa nas suas estratégias?

Veja a seguir como mensurar a taxa de rotatividade de clientes e tenha informações mais precisas sobre o seu negócio.

Conheça o sistema multi atendimento WhatsApp da Integgri

O que é a taxa de rotatividade de clientes?

Como mensurar a taxa de rotatividade de clientes

A taxa de rotatividade de clientes é um valor, geralmente dado em porcentagem, que representa a quantidade de clientes que pararam de comprar seus produtos ou sérvios durante um período.

Assim, a partir dela, você consegue ter noção da quantidade de pessoas que provavelmente não vão fazer outra compra ou contratar os seus serviços novamente.

Quanto maior a taxa de rotatividade de clientes na sua empresa, maior pode ser um sinal de insatisfação naquilo que está sendo oferecido.

Ou seja, em algum momento durante a sua negociação, execução ou até mesmo pós-venda, você foi insuficiente e os clientes não voltarão a lhe procurar.

Ao notar uma alta taxa de rotatividade de clientes, isso pode mostrar a necessidade de fazer alterações que visem melhorar a retenção de clientes.

Como calcular a taxa de rotatividade de clientes?

O cálculo dessa taxa é relativamente simples, e você mesmo pode fazer sem dificuldade.

evite perder o seu número

Para calcular a taxa, você precisará pegar o número de clientes que você perdeu durante um período, dividindo esse valor pela quantidade de clientes que tinha no período desse mesmo tempo.

Como você pode ver, o ideal para ter um resultado mais preciso é pegar períodos do ano, como de janeiro – julho, julho – dezembro e outros.

Quanto menor sua taxa de rotatividade, melhor está sendo a sua retenção de clientes no período.

Por fim, a partir dos valores, você consegue estudar e ver quais estratégias estão sendo ou não eficientes.

Como o atendimento pode influenciar nessa taxa?

Na maioria dos casos, não o produto ou serviço oferecido a determinado cliente que aumenta a taxa de rotatividade, e sim, o atendimento e suporte a ele oferecido.

Isso porque, devido ao alto fluxo de mensagens ou até mesmo a necessidade de diversos departamentos, o atendimento pode acabar ficando comprometido, e assim comprometendo a boa experiência do cliente.

Dessa forma, além de oferecer um produto ou serviço de qualidade, é essencial oferecer um bom, rápido e profissional atendimento, tanto durante quanto depois.

E, se você está querendo aumentar a taxa de rotatividade de clientes na sua empresa e o atendimento vem sendo um desses problemas, nós da Integgri podemos te ajudar.

Isso porque, oferecemos uma plataforma de atendimento ao cliente completa e repleta de funções, trazendo possibilidades únicas, como:

Clique aqui e faça agora um teste na prática, comprovando os benefícios oferecidos.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

× Dúvidas? É só chamar!