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Como fazer um funil WhatsApp de forma simples: potencialize suas vendas!

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Se você está buscando potencializar suas vendas, entendendo o comportamento do seu cliente e segmentando o seu verdadeiro público-alvo, um funil WhatsApp pode te ajudar.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Mensageria do Brasil, em 2020 cerca de 76% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para interagir com marcas e empresas, seja para tirar dúvidas, obter suporte técnico, receber promoções, comprar produtos e serviços, e muito mais.

Em 2023, se espera que esse número já supere 80%, sendo hoje o meio mais comum das empresas interagirem com seus clientes atuais e potenciais.

E, utilizar as estratégias de marketing nesses locais, como o funil de vendas, se tornou algo essencial, principalmente se você quer aumentar seus resultados.

Portanto, confira a seguir como fazer um funil WhatsApp e saiba como aproveitar essa oportunidade.

Veja também: Sistema de Plantão para WhatsApp

O que é um funil de vendas WhatsApp?

Um funil WhatsApp é uma estratégia criada, com foco principal em estudar e analisar qual foi a jornada de compra feita por um cliente.

Dessa forma, a partir de um funil, você consegue identificar diversas informações sobre os seus potenciais clientes e pessoas interessadas, além de ver se as suas outras estratégias como chamada pra ação (CTA) e outros, estão sendo realmente eficientes.

O funil de vendas possui a seguinte estrutura:

funil whatsapp
Fonte: Aoki Sistemas/ funil de vendas

Por fim, um funil de vendas pelo WhatsApp, permite que você consiga estudar como está sendo o comportamento desse público na rede social e assim, analisar e implementar estratégias que colaborem para que o potencial visitante se torne um cliente.

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Como fazer um funil WhatsApp de forma simples

Primeiramente, você precisa saber que hoje a melhor forma de como fazer um funil WhatsApp é tendo suporte de uma plataforma que ofereça informações, métricas, mapeamento de jornadas e outros.

Até porque, pelo WhatsApp convencional ou até mesmo a versão Business, você não tem acesso amplo as informações, essas cruciais para a montagem do funil.

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Diante disso, procurar por uma plataforma de atendimento ao cliente da Integgri, vai possibilitar que você coloque em prática as etapas para montagem do funil.

1.    Mapeie as jornadas

Primeiramente,  para criar um funil de WhatsApp, você precisará mapear as jornadas dos seus clientes. Para isso, você precisará analisar o comportamento dos clientes que já compraram na sua empresa.

Aqui, você precisa identificar com aconteceu cada jornada do funil, vendo como foi a abordagem, quais as principais dúvidas, e o que pode ter levado o cliente a buscar pelo seu negócio.

Por fim, fazendo isso, você já vai saber quando um cliente novo entrar no seu negócio em qual estágio ele estará e o que fazer.

2.      Defina como passar em cada etapa

Após mapear, você precisará, utilizando as métricas adquiridas no gerenciador de WhatsApp para empresas, definir como passar em cada etapa.

Você precisará produzir os conteúdos e estratégias que serão usadas para conduzir o público para a próxima etapa do funil de vendas, até que ele se torne um cliente.

Geralmente, o em relação ao conteúdo, você pode usar canais de fácil acesso a audiência, e-books, promoções e outros.

Definir como cada etapa do funil será passada vai ajudar até mesmo a evitar problemas ou desconexão de informações.

Por exemplo, isso evitará que um cliente topo de funil receba, por exemplo, um e-mail marketing com promoções da empresa, sem ao menos conhecer direito o negócio.

3.    Estabeleça métricas e análise resultados

As únicas formas de saber se as suas estratégias de funil WhatsApp estão sendo eficientes é estabelecendo métricas e analisando os resultados.

Nesse sentido, verifique como está sendo o desempenho das estratégias pelo meio de contato, se o retorno sobre o investimento realizado está acontecendo e outros.

Inclusive, nós da Integgri oferecemos suporte para isso, possibilitando inclusive API de integrações com outros softwares, como a RD Station, que pode colaborar para uma melhor análise e mensuração de resultados.

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