logo

Como economizar na API Oficial do WhatsApp: dicas para reduzir os custos!

teste grátis integgri

Quando se fala na API do WhatsApp Business, muitos acabam ficando com medo especialmente dos custos adicionais que podem existir dentro da sua conexão. Porém, você sabia que tem como economizar na API Oficial do WhatsApp e assim reduzir custos?

A API do WhatsApp Business é hoje uma ferramenta poderosa para empresas que desejam se conectar com seus clientes de forma mais direta e personalizada, garantindo para sua empresa, os benefícios que uma conta oficial pode oferecer.

Atualmente, existem algumas práticas que você pode usar no uso diário da API, a fim de tornar todo o processo mais funcional e de menor custo, permitindo uma experiência completa.

Para te ajudar a otimizar seus gastos e todo esse processo, veja algumas dicas a seguir:

Veja também: WhatsApp Commerce: como investir nessa estratégia e vender mais

Como funciona a precificação do WhatsApp?

Como economizar na API Oficial do WhatsApp

Ao começar a usar a API do WhatsApp Business, ou popularmente conhecida como API Oficial, você possui alguns custos pré-fixados importantes que vão variar conforme o fluxo de mensagens na sua empresa.

Por padrão, você tem até 1000 conversas receptivas por mês. Cada conversa tem um período de 24 horas para conversação livre.

Para que seja considerada gratuita, ou seja, para que não haja cobrança, é preciso atender aos seguintes critérios:

  • Qualquer conversa de campanha de WhatsApp que entrar para o cliente Integgri vai ter o ponto de entrada gratuito independente se é dentro das 1000 primeiras ou não;
  • A resposta ser em até 24 horas.

A partir das 1001 conversas receptivas, serão geradas as cobranças. Toda nova conversa ativa no período de 24 horas é paga.

Os custos ao ultrapassar o limite das receptivas gratuitas ou por cada conversa ativa variam conforme o modelo de mensagem cadastrada pelo usuário no momento do envio da mensagem (template):

evite perder o seu número
Modelo US$ *R$ *
Marketing0,06250,32
Utilidade0,03500,18
Autenticação0,03150,16
Serviço0,03000,16

* Valores sujeitos a variação conforme política de preços da Meta.

Dicas de como economizar na API Oficial do WhatsApp

Para ajudar na redução de custos ao utilizar a API Oficial, segue algumas dicas primordiais:

Entenda o modelo de precificação

A principal forma de precificação da API é através dos modelos de mensagem, esses que são cobrados após ultrapassar o limite de mensagens receptivas ou para cada conversa ativa.


Os modelos podem variar diretamente conforme o template (modelo de mensagem pré-aprovado), sendo importante que você entenda como ele funciona, buscando, inclusive, sempre aprovar nas opções mais em conta como o serviço ou utilidade.

Entendendo o modelo de precificação, você consegue ter um uso mais racional e preferencialmente optar pelas opções que ofereçam um menor custo.

Aproveite as sessões de 24 horas

Após a primeira mensagem iniciada pelo cliente, você tem um período de até 24 horas de conversação livre com o cliente, sem precisar ter custos adicionais.

Ou seja, uma boa oportunidade para você aproveitar para conversar com o seu cliente sem precisar usar dos seus créditos receptivos ou ativos.

Segmente sua base de clientes

Envie mensagens apenas para os clientes que se interessam pelo seu conteúdo. Busque um atendimento mais focado, para ter conversas ativas, principalmente, apenas quando realmente necessário.

Automatize o atendimento ao cliente

Utilize automações como chatbots para facilitar o atendimento ao seu cliente, respondendo perguntas comuns e deixando todo o processo mais direto.

Inclusive, se você deseja saber mais sobre a API Oficial do WhatsApp e como tornar o seu WhatsApp uma ferramenta profissional, entre em contato com nossa equipe agora mesmo!

Veja também: Como melhorar os processos internos da sua empresa? 4 dicas práticas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Dúvidas? É só chamar!